Os custos que você deve considerar na escolha de uma franquia

mar 3, 2023

Você decidiu sobre a franquia como melhor opção de investimento em um negócio próprio. Muito bem, fez uma escolha sábia. O próximo passo é optar por um dos inúmeros segmentos de mercado onde você possa atuar. Em seguida, qual marca de rede de franquias será a sua eleita.

Tudo isso é parte do processo e envolve diversos sentimentos, nem todos necessariamente bem racionalizados. Algumas predileções são afetivas, por exemplo. Já outras precisam ser levadas para a calculadora. São os custos que você deve ponderar no processo de escolha de uma franquia.
Lembre-se porque você optou por investir em franquias. Marca conhecida, suporte, treinamento, entre outras vantagens. Isso tudo envolve diversos profissionais e, claro, tem um custo. Leve sempre em consideração os benefícios por trás disso tudo.

Você já ouviu falar da COF, Circular de Oferta de Franquia?

Durante seu processo de procura por uma franquia para chamar de sua, você fará muita pesquisa. Participará de feiras do setor, conversará com franqueados a que tem acesso e entrará em contato com franquias que lhe despertem o interesse.

Neste período, você receberá informes, material de venda, dados e históricos das empresas que procurou para analisar. Depois, vem o momento de filtrar as ofertas. Então você chega à COF.

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento de extrema importância na negociação com uma franqueadora, pois é nele que estão contidas todas, exatamente todas, as informações imprescindíveis para você conhecer o negócio que está em vias de fechar. Desde esclarecimentos comerciais, financeiros a jurídicos.

Com um prazo mínimo de 10 dias para análise, é na COF que o interessado fica por dentro do modelo de operação e dos custos do negócio, por exemplo. Questões que influenciam diretamente na escolha de uma franquia.

Duas leis protegem ambos os lados, franqueador e futuro franqueado, e devem ser do conhecimento de todos os envolvidos. A primeira é a Lei 13966/19, artigo 2º que aborda os requisitos legais que precisam estar contidos na Circular de Oferta de Franquia.

Já a Lei 10406 – 10/01/02 traz um maior rigor nos tratados comerciais no que tange à chamada boa fé e as demais leis que regem o mercado (art. 113 NCC), ou seja, nenhuma das partes deve se comprometer com o que não pode cumprir.

Em resumo, a COF é uma documentação determinante na operação de franquias. Entre outros dados, todos os custos estarão detalhados e é sobre eles que iremos tratar a seguir.

Os custos na escolha da sua franquia

Existem diversos modelos e tamanhos de franquia. Cada um deles implica em valores completamente diferentes, por isso, a necessidade de pesquisar bastante. Contudo, em relação ao que será cobrado do franqueador, e não o quanto, todos são praticamente a mesma coisa. 

Listamos alguns dos principais custos que implicam na escolha da sua franquia:

  • Taxa de franquia: o valor desta taxa costuma ser pago logo após a assinatura do contrato e representa o quanto a franqueadora recebe para ceder ao franqueado o uso de sua marca, know-how e assistência durante a abertura da unidade.
  • Taxa de propaganda: costuma ser cobrado em percentual, de forma mensal e refere-se às ações e peças promocionais para divulgação da marca.
  • Royalties: refere-se à concessão contínua do uso da marca, conhecimento e suporte dado pela franqueadora. Existem diferentes modelos de cobrança de royalties.
  • Capital de giro: o valor mínimo necessário para fazer o negócio funcionar nos primeiros meses. Algumas marcas exigem a comprovação da existência desse valor em caixa. Uma espécie de garantia de funcionamento por um tempo mínimo, afinal, para a marca, quanto mais sucesso sua unidade fizer, melhor.
  • Estoque inicial: a depender do tipo de franquia, há uma exigência de estoque mínimo por período pré-determinado, garantindo a operação.
  • Abertura da empresa: CNPJ, taxas de prefeitura entre outras precisam ser contabilizados nos custos de abertura da franquia.
  • Ponto comercial: Algumas franquias determinam tamanho e formato dos espaços físicos para seus franqueados. Ainda que a sua escolha não determine, você precisa pensar o custo de compra ou aluguel do local de suas operações e de água, energia, taxas municipais, estaduais, entre outros.
  • Mão de obra: de quantos profissionais você vai precisar, se serão contratados ou prestadores de serviços, isso tudo são decisões que implicam em custos.

Como você pode ver, são muitas as contas a serem feitas, portanto, muita calma e cuidado neste momento para que se faça de fato um bom negócio. A COF tem papel fundamental, pois ela inclusive determina quais custos estão ou não inclusos na taxa de franquia por exemplo.

Peça agora uma proposta da Ex-Touro e comprove como os nossos números são de encher os olhos e dar água na boca. Fale com nosso time de expansão: https://comercial.extouro.com/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens Recentes